Samu realiza Maio amarelo no Mueller

Publicada em 13/05/2016

 

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, o Shopping Mueller receberá o movimento Maio Amarelo, entre os dias 17 e 19 de maio. O evento será realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (SAMU) e contará com exposições, oficinas de reanimação cardiopulmonar e outras orientações à comunidade. Todas as atrações serão abertas ao público, na Praça Central.

Gratuitas, as oficinas de reanimação cardiopulmonar acontecerão todos os dias, em três horários: 11h, 16h e 20h. Para participar, não é necessário fazer inscrição. No mesmo local, também haverá profissionais do SAMU esclarecendo dúvidas e orientando as pessoas a como prestar os primeiros-socorros. A atração ainda terá exposição dos equipamentos usados pelo SAMU nos atendimentos e um carro batido.

Maio Amarelo

O movimento nasceu com o intuito de diminuir mortes e sequelas decorrentes dos acidentes em vias públicas e conscientizar a população sobre os comportamentos de risco no trânsito. Além disso, a iniciativa visa orientar a população quanto aos primeiros socorros a um paciente em parada cardiopulmonar para que todos possam ajudar a salvar uma vida.

Todos os dias, mais de três mil vidas são perdidas nas estradas e ruas – essa é a nona maior causa de mortes no mundo. Eles são a causa número um das mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

SAMU

A equipe procura chegar precocemente à vítima após o acionamento da viatura pela Central de Regulação Médica, onde o tempo resposta é fundamental para manutenção da vida. Os profissionais prestam os primeiros socorros imediatamente ao chegar na cena, estabilizando o quadro clínico do paciente e realizando seu transporte a um serviço de saúde quando necessário. A população tem acesso ao serviço pelo telefone 192, onde o médico regulador, após julgar cada caso, define a resposta mais adequada, seja uma orientação médica, o envio de uma equipe de atendimento ao local da ocorrência ou ainda o acionamento de múltiplos meios. O atendimento no local é monitorado via rádio pelo médico regulador que orienta a equipe de intervenção quanto aos procedimentos necessários à condução do caso. Use racionalmente, uma ligação de mentira pode se tornar um problema de verdade, não ao trote.

Serviço

O quê: Maio Amarelo

Quando: dias 17 a 19 de maio, das 10h às 22h

O quê: Oficina de Reanimação Cardiopulmonar

Quando: todos os dias, às 11h, 16h e às 20h

Cadastre-se aqui

Cadastre-se aqui para receber informações e novidades
Mueller