Fotógrafa Raphaella Verardi apresenta Caesura

Publicada em 20/07/2017

Exposição ocorre no Shopping Mueller

A trajetória de uma bailarina é contada por meio de uma coleção de fotos sequenciais, gifs e cinegramas. Esse é o projeto Caesura, da fotógrafa Raphaella Verardi. A exposição que abre dia 20 de julho, no Shopping Mueller, faz parte do trabalho de conclusão do curso de Fotografia da Univille.

Com o auxilio da realidade aumentada, através do aplicativo “aurasma”, Raphaella apresenta um trabalho que possibilita exibir as imagens tanto em fotografia quanto em cinemagrafia/gif simultaneamente. “Cinemagrafia é basicamente, uma foto em que uma parte destacada, está em contínua movimentação, deste modo, essa técnica permite trazer o movimento a este trabalho sem perder a essência da fotografia”, destaca a fotógrafa.

O nome do projeto “Caesura” (cesura, em português) vem da pausa na melodia de uma música. “Para muitos coreógrafos, a música conta uma história que será transmitida por meio de uma coreografia. Para mim, a música inspirou a criação da história a ser contada nesse trabalho, pois foi ao notar que havia uma pausa na melodia antes da música voltar com mais intensidade, que o enredo tomou forma. Por esse motivo o nome ´caesura´ foi escolhido, pois seu significado para a música é: uma pausa que o músico faz a fim de respirar”, conta.

O enredo criado para esse trabalho é um conto sobre uma bailarina que acaba perdendo a vontade de dançar e busca sentir outra vez aquele sentimento de liberdade que se tem quando dança. Além de ser algo que a fotógrafa tem bastante contato, por ser bailarina, o fato de a dança ser algo bem visual a torna o melhor tema para se expor. A mostra fica localizada no segundo piso do Shopping Mueller.

 

Sobre a fotógrafa

Nascida em Joinville, Raphaella Verardi é formanda do Curso Superior em Fotografia da Univille e bailarina desde os quatro anos de idade. Desde muito pequena era apaixonada por arte. O amor pela fotografia veio aos 15 anos quando uma professora do 2° ano do ensino médio desafiou a turma a criar uma coleção fotográfica. O tema escolhido por ela foi a vista da sacada e então, por meses fotografou a paisagem ali. Ao final do projeto percebeu que era possível encontrar beleza nos mais simples lugares, algo que ainda hoje busca em suas fotografias junto com a vontade de tentar transmitir sensações através delas.

Serviço:

O quê: projeto Caesura
Quando: de 20 a 28 de julho, das 10 às 22 horas
Local: Segundo Piso do Shopping Mueller
Gratuito

 

Cadastre-se aqui

Cadastre-se aqui para receber informações e novidades
Mueller