Alunos da UFSC realizam exposição do Barco Solar Babitonga no Shopping Mueller

Publicada em 07/03/2019

A embarcação movida à energia solar criada pela Equipe Babitonga, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Campus Joinville, será exposta no Shopping Mueller. O Barco Solar Babitonga ficará a mostra de 10 a 17 de março na Praça Central, no horário de funcionamento do empreendimento. 

Composta por 35 integrantes dos mais diversos cursos do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) da universidade, a equipe é orientado pelo professor doutor Ricardo Aurélio Quinhões Pinto. Tem como principal objetivo desenvolver embarcações movidas exclusivamente por energia solar fotovoltaica.

Por meio da iniciativa são criados os sistemas mecânico, elétrico e de navegação a bordo, além do projeto e fabricação do casco. É a oportunidade que os alunos possuem de adquirir conhecimentos sobre a operação e desempenho da embarcação com auxílio de softwares para modelagem e simulação.

Série de palestras

Além da exposição, a equipe preparou uma série de palestras para interagir com os visitantes do Shopping Mueller.

Nos dias 10 e 16 de março, o encontro será às 15h, sob o tema “A organização de uma equipe para competição”.

Dia 14 de março começará às 19h, com o tema “Energia solar aplicada a embarcações”.

E no dia 15 de março, também às 19h, o assunto abordado será “Técnicas de navegação – Aprenda o que é necessário para navegar”.

Ambas as palestras serão abertas ao público gratuitamente e ocorrerão no mesmo local da exposição.

Um projeto reconhecido

Além de fomentar o conhecimento, a inovação e a tecnologia, a equipe Babitonga participa desde 2010 do Desafio Solar Brasil - um rali de barcos movidos à energia solar, em que participam equipes formadas por estudantes de todo o Brasil.

Pelo desafio, os alunos já foram reconhecidos em 2014 com o primeiro lugar na categoria Catamarã; segundo lugar na categoria Catamarã em 2015 e terceiro Lugar também na categoria Catamarã em 2017. Conquistaram ainda os prêmios de Melhor projeto 2011; Barco mais leve 2016; Melhor piloto 2016 e Melhor designer 2018.

Serviço

O quê: exposição Barco Solar Babitonga

Quando: 10 a 17 de março – 10 às 22h

Onde: Praça Central do Shopping Mueller

Gratuito

 

Cadastre-se aqui

Cadastre-se aqui para receber informações e novidades
Mueller