Mostra resgata a memória de Fritz Müller

Publicada em 30/10/2012

A exposição “Fritz Müller: O Príncipe dos Observadores” abre no dia 31 no Shopping Mueller Joinville. A mostra resgata a memória do corajoso cientista alemão naturalizado brasileiro por meio de 19 painéis, que apresentam suas principais descobertas científicas. A exposição fica na Praça de Eventos até o dia 6 de novembro, com visitação gratuita, das 10h às 22h.

Produzida pelo Instituto Martius-Staden, a mostra faz parte das comemorações dos 115 anos de morte do naturalista, celebrado em 2012. Uma parte da exposição também é exibida na Alemanha, com os painéis em alemão. É destinada a todos que se interessam por história, meio ambiente e aventura.

 

Sobre Fritz Müller

Na mesma época em que o famoso naturalista inglês Charles Darwin apresentava ao mundo a sua obra “Teoria da Evolução das Espécies”, Fritz, bem pouco conhecido, também dava a sua contribuição para a ciência.

Johann Friedrich Theodor Müller, conhecido como Fritz Müller, viveu e morreu no Brasil, entre 1852 e 1897. Realizou importantes estudos e pesquisas sobre a vida natural brasileira, tornando-se amigo de Darwin e apoiador de suas teorias.

O descobridor do “mimicrismo mülleriano”, estudo inédito sobre a defesa biológica contra predadores, não teve a mesma projeção do colega inglês e caiu no esquecimento, embora ainda hoje qualquer estudante de biologia, vestibulando ou colegial seja obrigado a conhecer esse princípio.

Na Mata Atlântica do Sul do Brasil, realizou estudos e pesquisas com crustáceos nas praias e borboletas na mata. Aos 30 anos, desencantado com o “progresso conservador” da Europa, o jovem já graduado em Medicina e Filosofia mudou-se com a sua família para a Colônia Blumenau, em Santa Catarina.

Um de seus trabalhos mais famosos foi “Für Darwin” (Para Darwin), sobre as mutações de crustáceos, que recebeu tradução em inglês e foi publicado nos anais da “Royal Society”, entidade britânica promotora da pesquisa e da ciência. Fritz Müller morreu em Blumenau, em 1891.

 

Serviço

O que: Exposição Fritz Müller: o Príncipe dos Observadores

Quando: De 31/10 a 06/11

Onde: Praça de Eventos Shopping Mueller

Quanto: Gratuito

 

 

Cadastre-se aqui

Cadastre-se aqui para receber informações e novidades
Mueller