Catamarã movido a energia solar em exposição

Publicada em 23/03/2011

Uma embarcação movida a luz do sol e desenvolvida por alunos de Engenharia da Mobilidade da UFSC, campus Joinville, estará exposta no Shopping Mueller, de 26 de março a 3 de abril, no piso térreo. É o catamarã Babitonga, vencedor do prêmio de melhor projeto entre os dez barcos que participaram da etapa inaugural da competição Desafio Solar Brasil, realizada no Lagoa Iate Clube (LIC), em Florianópolis.

O catamarã, um barco de dois cascos, ainda ficou em quarto lugar na classificação geral, após a disputa de oito provas durante uma semana. Os painéis solares e os cascos foram fornecidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que promoveu o evento. Para conseguir o resto dos equipamentos, os alunos tiveram de correr atrás e criaram uma espécie de ação entre amigos para conseguir dinheiro. Ainda contaram com a doação de peças e ferramentas de parceiros.

Os alunos agora buscam patrocínio para disputar a próxima etapa, que será no Rio de Janeiro. Entre os parceiros do projeto estão Araguaia Ferramentas, Sama, Ciser, Sanáutica, Miyamotto Baterias, Spiesser Motores, Porto do Sol Centro Náutica, Eletronacional, Publicity Propagandas e Ferrara Acrílicos.

Cadastre-se aqui

Cadastre-se aqui para receber informações e novidades
Mueller