Exposição:123 anos do Corpo de Bombeiros

Publicada em 07/07/2015

A história de uma corporação que nasceu no século 19 e tornou-se símbolo de respeito e honra para Joinville, será tema da exposição, que terá início nesta segunda-feira, 13 de julho, no Shopping Mueller. A mostra “Bravos Soldados do fogo” começa no dia do aniversário de 123 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários. A atração é uma iniciativa do Museu Nacional dos Bombeiros e estará aberta ao público, no primeiro piso, em frente à Marisa, até o dia 19 deste mês. 

Na exposição, as pessoas terão a oportunidade de conhecer a história da corporação, que nasceu em 1892, e conquistou o carinho dos joinvilenses. No local, também haverá distribuição de materiais educativos e monitores para tirar dúvidas sobre a associação criada por imigrantes, que trabalhavam voluntariamente para salvar vidas, apagar incêndios e proteger o meio ambiente. Isso porque, na época, havia muito risco de fogo por conta da iluminação à base óleo e casas de madeira. 

Com poucos recursos, inicialmente, a bicicleta era o meio transporte utilizado pelos voluntários, que também usavam baldes de lona, que ficavam dobrados dentro do bolso do uniforme para conter as chamas. As emergências eram anunciadas com o tocar dos sinos. A sirene veio somente nos anos quarenta e, o telefone, na metade do século passado. 

A primeira bomba de motor chegou em 1925 e, um ano depois, o primeiro caminhão. Por volta de 1970, o Corpo de Bombeiros Voluntários passou a atuar por regime de plantão, como ocorre até hoje. Atualmente, o Corpo de Bombeiros Voluntários conta com 120 bombeiros efetivos operacionais e 249 bombeiros voluntários que cumprem escala de trabalho. A renovação da equipe é garantida com o ingresso de novos bombeiros por meio do curso de formação que, neste ano, soma 55 alunos.

 

Serviço

O quê: mostra “Bravos Soldados do fogo”

Quando: 13 a 19 de julho, das 10h às 22h

Onde: primeiro piso, em frente à Marisa

Entrada gratuita

Cadastre-se aqui

Cadastre-se aqui para receber informações e novidades
Mueller