Ceia de final de ano

Ceia de final de ano

 

 Pernil com mel e farofa

3kg - Pernil suíno

Qb - Sal grosso

Qb - Água

600g - Açúcar demerara

450ml - Mel

15g- Zimbro

1 unidade - Cebola

3 litros  - Água

30ml      Molho shoyu

1 unidade - Abacaxi verde

Modo de preparo do pernil: 

1 – Faça uma salmoura de duas colheres (sopa) de sal grosso para cada litro de água, o suficiente para cobrir totalmente o pernil em uma caçarola funda.

2 – Deixe marinando por 24 horas. Após este período escorra e deixe secar por alguns minutos. Na mesma caçarola utilizada para deixar na salmoura, faça uma calda rala com o açúcar, o mel, a cebola e o zimbro. Assim que o mel e o açúcar se dissolverem, adicione o pernil e tampe a panela. Deixe cozinhando por mais ou menos 2 horas em fogo baixo.

3 – Quando estiver cozido (verifique o centro), retire da panela e deixe esfriar por cerca de meia hora.

4 – Reduza uma xícara e meia da calda em uma panelinha junto com o molho shoyu, que dá uma cor dourada, perfeita para pincelar o pernil. Deixe o resto da calda reduzindo em fogo baixo.

5 – Retire a pele do pernil e a gordura em excesso.

6 – Leve para dourar em forno preaquecido em potência alta por cerca de 20 minutos, pincelando de cinco em cinco minutos com a calda reduzida com shoyu.

7 – Decore o pernil com flores de abacaxi e sirva acompanhado da calda.

Modo de preparo das flores de abacaxi: 

1 – Descasque o abacaxi. Com um descascador retirar os “olhos” do abacaxi, deixando pequenos buracos.

2 – Corte em fatias bem finas. Leve para assar em uma assadeira forrada com papel manteiga untado, em forno preaquecido em potência mínima.

3 – Asse por 30 minutos de cada lado, tomando cuidado para que não queimem.

4 – Quando retirar do forno, leve para uma forma de cupcakes, para que fique curvada, parecendo uma flor, e deixe esfriar.

5 – Utilize as flores para finalizar a apresentação do pernil.

 

Salada de lentilha com cebola caramelizada

500g - Lentilha cozida

3 unidades - Cebola roxa

50ml - Azeite de oliva

Qb - Sal

Qb - Pimenta-do-reino

50g - Açúcar

100ml - Aceto balsâmico

Qb - Pimenta dedo-de-moça

10g - Gengibre picado

1 unidade - Limão siciliano (suco e raspas)

Qb - Tomilho

Qb - Manjericão

Qb - Alecrim

Modo de preparo: 

1 – Numa panela coloque a lentilha e cubra com três vezes o volume de água. Leve ao fogo médio e, quando começar a ferver, deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Reserve.

2 – Descasque e corte as cebolas em tiras, leve ao fogo médio com um fio de azeite.  Tempere com sal, pimenta-do-reino, açúcar e aceto balsâmico. Misture bem e deixe até dourar.

3 – Em uma tigela junte a lentilha cozida, as cebolas caramelizadas, a pimenta dedo-de-moça, o gengibre, o suco de limão, as raspas da casca do limão e as ervas picadas.

4 – Finalize com salsa picada a gosto.

 

Farofa Especial

100g - Bacon em cubos

100g - Cebola picada

150g - Manteiga

50g - Passas pretas

50g - Damascos secos

50g - Nozes picadas

50g - Castanha-do-pará picadas

200g - Farinha de mandioca torrada

200g - Farinha de milho flocada amarela ou branca

Qb - Sal

Qb - Pimenta-do-reino

Modo de preparo: 

1 – Refogue o bacon até dourar. Junte a manteiga e a cebola e refogue até dourar. Acrescente os damascos, as passas, mexa bem. Refogue até que fiquem macios. Adicione as castanhas e refogue um pouco mais. Acrescente as farinhas, tempere com o sal e pimenta. Misture e mexa bem até que a farofa fique levemente tostada. Cuidado par anão queimar as farinhas. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

 

Abacaxi flambado com sorvete de coco

1 unidade - Abacaxi

50g - Manteiga

60g - Açúcar

30ml -Rum

Qb - Sorvete de coco

Qb - Lascas de coco fresco (finalizar)

Modo de preparo: 

1 – Descasque e corte o abacaxi em cubos pequenos. Leve uma frigideira com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, abaixe o fogo, junte o abacaxi, polvilhe com o açúcar e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando até começar a ficar macio e formar uma calda fina.

2 – Mantenha a frigideira em fogo baixo, coloque o rum numa concha, aproxime da chama e deixe aquecer. Incline levemente a concha ara que o rum pegue fogo e regue a bebida em chamas sobre o abacaxi. Deixe flambar até o fogo apagar. Sirva sobre bolas de sorvete, com a calda ainda quente ou fria. Finalize com lascas de coco fresco ou queimado.

 

 

Mueller