Cuca de maçã com nozes

Cuca de maçã com nozes

Ingredientes para a massa

 1 xícara de leite

 1 colher de manteiga

 1 colher de banha

 1 ovo

 1 pitada de sal

 Raspas de limão

 2 colheres de sobremesa de fermento biológico

 

Ingredientes para o recheio

6 maçãs

2 ½ colheres de maisena

1 ½ xícara de nozes picadas

Açúcar e canela

 

Moto de preparo: Reserve o fermento. Coloque todo o resto numa panela. Aqueça e depois de morno coloque a farinha por cima. Não tem medida certa (a quantidade é o que for preciso para deixar a massa no ponto de cuca - nem tão mole quanto bolo, nem tão dura como pão). Um detalhe importante é que o fermento deve ser colocado no meio da farinha - seco.

Depois disso, amasse até ficar bem misturada e lisa. Coloque para crescer por 15 minutos. Em seguida, coloque em uma forma e deixe descansar mais 15 minutos. Comece a preparar o recheio.

Descasque seis maçãs. Pique em pedaços médios. Numa panela, coloque os pedaços de maçã, junte uma xícara de açúcar e um pouco de água. Só o suficiente pra deixar a mistura úmida. Cozinhe até levantar fervura. Numa xícara, misture 2 colheres e meia de maizena com uma xícara de água. Jogue na panela para ajudar a engrossar o recheio. Assim que a calda engrossar, tire do fogo e reserve. Em separado, pique 1 e meia xícara de nozes.

Cubra a massa com a maçã. Por cima, espalhe as nozes picadas. E para finalizar, misture uma xícara de açúcar com canela e jogue por cima. Depois é só levar para assar por meia hora ou até ficar dourada.

Mueller