Almoço de Páscoa

Almoço de Páscoa

Bacalhau com farofa de frutas secas

INGREDIENTES

  • Bacalhão:

1,5Kgde lombo de bacalhau dessalgado

1 cabeça de alho cortado em dois (meio)

qb de alecrim fresco

qb de tomilho 

1 litro de azeite de oliva extra virgem

 

  • Batatas:

2 dentes de alho picado

2 un. de cebolas fatiadas

100g de pimentão vermelho 

4 un. de batatas cortadas em rodelas

qb de sal

qb de pimenta do reino moída

 

  • Farofa:

100g de farinha de rosca

40g de damascos secos 

40g de ameixa preta 

40g de uvas-passas pretas

40g de nozes picadas

40g de castanhas-de-caju 

40g de castanhas-do-Pará 

qb de salsa 

qb de sal

qb de pimenta-do-reino

 

MODO DE PREPARO

1 – Colocar o lombo de bacalhau em uma panela, juntar o azeite de oliva, o alecrim, o tomilho e a cabeça de alho partida ao meio. Levar em fogo baixo sem deixar ferver por aproximadamente 2 horas. Retire o lombo de bacalhau, deixe esfriar, desfie em lascas e reserve.

2 – Refogue os dentes de alho picado utilizando um fio do azeite do confit de bacalhau. Junte a cebola em rodelas e o pimentão cortado em tiras. Acrescente as batatas em rodelas e cozinhe por aproximadamente 5 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve.

3 – Em um recipiente comece juntando os ingredientes para a farofa. A farinha de rosca, o damasco picado, as ameixas secas picadas, as nozes picadas grosseiramente, as castanhas-do-Pará, castanhas-de-caju e as uvas passas. Coloque a quantidade necessária de azeite do confit de bacalhau para umedecer e formar uma farofa. Acrescente a salsa picada, tempere com sal e pimenta-do-reino.

4 – Para a montagem utilize um refratário ou forma. Coloque uma camada de batatas, bacalhau em lascas e batatas. Regue com azeite do confit.  Cubra com a farofa, regue novamente com o azeite e coloque no forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 30 minutos. Sirva quente. Arroz branco e salada de verdes para acompanhar.

 

 

 

Creme de Iogurte com mel e crocante de castanhas

 

INGREDIENTES

300g de creme de leite fresco

200g de iogurte grego (natural)

100ml de mel

200g de castanhas do Pará torradas e moídas

240g de açúcar

5g de canela em pó

20g de manteiga sem sal

 

MODO DE PREPARO:

1 – Bater o creme de leite fresco em ponto de chantilly, juntar o iogurte gelado. Acrescentar o mel. Misturar levemente. Levar à geladeira por aproximadamente 2 horas.

2 – Para o crocante, coloque as castanhas em uma panela em fogo médio e torre-as. Junte o açúcar e mexa de vez em quando, até que fique um caramelo. Junte a manteiga, mexa bem. Retire do fogo e espalhe em uma superfície de mármore ou granito. Deixe esfriar e quebre a placa com o auxílio de um rolo de massa. Quebre até o ponto de uma farofa não muito fina. 

3 – Sirva este crocante com o creme de iogurte.

 

 

 

 

 

Mueller