Dia do sorvete - 23/09

Dia do sorvete - 23/09

Crumble de maçã com sorvete

4 Maçãs fuji;

30g de Aveia em flocos;

30g de Farinha de trigo;

60g de Açúcar demerara;

25g de Manteiga;

½ Limão (suco);

Qb de Canela em pó;

Qb de Sorvete de creme.

Modo de preparo:

1 – Pré-aqueça o forno a 200ºC (temperatura média).

2 – Higienize as maçãs, corte-as ao meio no sentido do comprimento. Com o auxílio de uma colher, retire e descarte o miolo e as sementes.

3 – Coloque as maçãs em uma assadeira com a parte cortada para cima, regue com o suco de limão e polvilhe com a canela em pó.

4 – Corte a manteiga gelada em cubos pequenos, coloque em uma tigela, junte a farinha de trigo, a aveia e o açúcar. Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa.

5 – Com uma colher, distribua a farofa de aveia sobre cada metade de maçã. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 30 minutos, até dourar. Retire do forno e sirva ainda quente acompanhado de sorvete de creme.

 

Banana flambada com sorvete

5 Bananas;

Qb de Óleo vegetal;

80g de Manteiga;

60g de Açúcar;

150ml de Rum;

Qb de Sorvete de baunilha.

Modo de preparo:

1 – Descasque as bananas, corte-as ao meio. Em uma frigideira coloque o óleo e a manteiga. Frite as bananas de um lado e de outro. Jogue por cima das bananas o açúcar e o rum. Flambe, deixando cozinhar um pouco para que forme uma calda.

2 – Para servir, coloque as bananas em um prato e sirva com sorvete de baunilha, regando com a calda.

 

Sorvete de Abacate

1 Abacate maduro;

120ml de Creme de leite fresco;

50ml de Suco de limão;

80g de Açúcar;

Qb de Chocolate meio amargo para cobertura;

Qb de Amêndoas em lascas.

Modo de preparo:

1 – Corte o abacate ao meio e descarte o caroço. Corte a polpa em cubos, coloque em um recipiente e leve ao congelador. Procure deixar os pedaços espalhados. Deixe no congelador por no mínimo 3 horas.

2 – Para fazer o sorvete, retire o abacate do congelador e deixe em temperatura ambiente por 5 minutos antes de bater.

3 – No processador de alimentos junte o abacate congelado e bata, no modo pulsar. Junte o suco de limão, o açúcar e o creme de leite gelado. Deixe bater até ficar cremoso, com consistência de sorvete. Sirva em seguida com uma calda de chocolate e amêndoas em lascas torradas.

 

Crêpes Suzette

CALDA e RECHEIO

90g de Açúcar;

30ml de Licor de laranja;

20g de Casca de laranja ralada;

60ml de Suco de laranja;

30ml de Conhaque;

 1 Laranja cortada em cubos;

75g de Manteiga.

MASSA

1 Ovo;

70g de Farinha de trigo;

90ml de Leite;

30ml de Óleo.

Modo de preparo:         

1- Misture em um bowl, a farinha com o ovo, metade do óleo. Adicione o leite aos poucos mexendo bem com fouet, até obter uma mistura lisa. Deixe descansar 30 min em geladeira.

2- Aqueça o restante do óleo (escorrendo o excesso) em uma frigideira antiaderente e derrame a massa fritando os crepes dos dois lados (rende em média 4 porções).

3- Para a calda: Derreter 1 colher (sopa) de manteiga em uma frigideira, junte 2 colheres (sopa) de açúcar deixe começar a caramelizar e adicione o suco de laranja aos poucos diluindo bem o caramelo com ajuda de um fouet, deixe ferver por alguns instantes no final adicione a metade da casca de laranja              

4-. Retire do fogo e acrescente os cubos de laranja e a metade do licor. Reserve.

Para o recheio: Em uma tigela, bata a manteiga e o açúcar restantes até obter um creme claro (blanchir). Acrescente o restante do licor e das raspas de laranja, misture bem e espalhe o creme sobre os crepes.

6- Aqueça a calda em uma frigideira bem aberta, dobre os crepes e coloque-os na frigideira sobre a calda.

7- Vire os crepes p/ que ambos os lados fiquem umedecidos com a calda.

8-  Na mesa: Adicionar o conhaque na concha acenda e derrame na frigideira e deixar flambar enquanto salpica um pouco mais de açúcar sobre os crepes, com uma distância segura das chamas. Retire e distribua-os nos pratos.

                 

                

Mueller