Ceia de Natal

Ceia de Natal

 

Figos grelhados com parma e aceto balsâmico

Ingredientes

200ml de aceto balsâmico

50g de açúcar mascavo

30ml de azeite de oliva

1 ramo  de alecrim fresco

6 figos frescos

150g de cream cheese

50g de gorgonzola

12 fatias de presunto de Parma

Qb de pimenta-do-reino

Qb de raspas de limão siciliano

Modo de preparo:

1 – Em uma panela misture o aceto balsâmico com o açúcar mascavo. Leve ao fogo médio por aproximadamente 20 minutos ou até que engrosse. Reserve.

2 – Higienize os figos com um pano úmido, corte ao meio no sentido do comprimento. Em uma frigideira aqueça o azeite de oliva com um ramo de alecrim para aromatizar, coloque os figos com a parte cortada na frigideira para dourar. Reserve.

3 – Em um recipiente misture o cream cheese com o gorgonzola, amasse bem, tempere com a pimenta-do-reino e raspas de limão siciliano.

4 – Para a montagem:  Disponha os figos sobre uma travessa, coloque uma colher do creme de queijo sobre cada metade de figo, por cima uma fatia de presunto Parma, espete um ramo de alecrim e guarneça com a redução de aceto balsâmico.

 

Chester recheado e cebolas caramelizadas

Ingredientes

1 chester (4 kg)

10g de sal grosso

Qb de pimenta-do-reino em grãos

1 maço de alecrim

2 cebolas

1 cabeça de alho cortado ao meio na horizontal

200g de manteiga sem sal

1 litro de suco de laranja

50ml de mel

Modo de preparo:

1 – Descongele o chester conforme instruções da embalagem. Retire a embalagem de miúdos que vem na cavidade. Lave bem o chester em água corrente. Seque com papel absorvente e reserve.

2 – Usando um pilão ou processador apropriado moa o sal grosso, com a pimenta-do-reino e parte do alecrim. Reserve os galhos do alecrim para forrar a assadeira.

2 – Esfregue este tempero no chester. Preencha a cavidade com o recheio (receita abaixo) e feche adequadamente para que o recheio não saia.

3 – Corte as cebolas em fatias grossas e faça uma cama na assadeira, utilizando também os ramos de alecrim. Coloque o chester sobre esta cama de cebola.

4 – Esfregue a metade da manteiga (100 g) em todo o chester e regue com metade do sugo de laranja (500 ml) previamente misturado com o mel.  Cubra com um papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente de 2 à 3 horas.

5 – O papel alumínio deve ser retirado quando o chester estiver cozido. Besunte com o restante da manteiga e regue com o suco de laranja restante. Leve ao forno novamente para dourar.

Recheio para o Chester

Ingredientes

2 kg de batata doce cozida

1 pão italiano

1 kg de linguiça tipo Blumenau

2 cebolas

1 maço de salsa

Qb de pimenta-do-reino

Modo de preparo:

1 – Cozinhe ou asse a batata doce. Passe no processador e reserve.

2 – Fatie o pão italiano, em fatias grossas e torre sem deixar dourar. Rale em ralo grosso ou processe ligeiramente em um processador de alimentos. Reserve

2 – Retire a pele da linguiça. Corte em pedaços. Aqueça uma frigideira e coloque a linguiça, amasse para desmanchar os pedaços ou passe no processador grosseiramente. Deixe dourar na própria gordura. Acrescente a cebola picada e refogue.

3 – Junte a farinha de pão e a salsinha picada. Misture muito bem. Acrescente esta mistura à batata-doce. Verifique o sal e a pimenta-do-reino. Deixe esfriar para que esteja firme no momento de rechear o chester.

 

Cebolas caramelizadas

Ingredientes

2 kg de cebolas para conserva

100g de manteiga

1 ramo  de alecrim

500ml de água

500ml de aceto balsâmico

300ml de mel

Qb de sal

Modo de preparo:

1 – Descasque as cebolas e lave-as adequadamente.

2 – Em uma frigideira, aqueça a manteiga e acrescente o ramo de alecrim, as cebolas e o sal. Mantenha até que fiquem douradas levemente.

2 – Junte a água, o mel e o aceto balsâmico. Cozinhe em fogo baixo até que as cebolas estejam macias e o caramelo espesso. Sirva decorando o chester depois de assado.

 

Belini

Ingredientes

30ml de suco de pêssego

150ml de espumante brut

Modo de preparo:

1 – Em uma taça previamente gelada, coloque o suco de pêssego e junte o espumante vagarosamente. Sirva imediatamente

 

 

 

Mueller