Sopas e Caldos

Sopas e Caldos

Sopa mediterrânea de erva-doce

50ml de azeite aromatizado com alho

2 erva-doce (bulbo)

2 cebolas (médias)

5g de sementes de erva-doce

125ml  de vinho branco seco

700g de tomate picado

60g de purê de tomate

1 litro de caldo de legumes

100g de azeitonas pretas sem caroço

Qb de sal

Qb de pimenta-do-reino

Pão para acompanhar

Modo de preparo: 

1 – Aqueça o azeite em uma panela. Refogue a erva-doce cortada em fatias. Junte a cebola também em fatias e mexendo de vez em quando por aproximadamente 3 minutos. Acrescente as sementes de erva-doce.

2 – Acrescente o vinho e deixe cozinhar por mais ou menos 5 minutos. Junte os tomates, o purê de tomate e o caldo e as azeitonas, tempere com sal e pimenta. Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos. Acerte o tempero e sirva com talos de erva-doce, acompanhado de pão ou torradas.

 

Sopa de grão-de-bico e linguiça

1,5 litro de caldo de frango

250g de grão-de-bico

30ml de azeite de oliva

250g de linguiça defumada (picada)

1 talo de salsão

4 dentes de alho

1 cebola roxa

500g de tomate sem pele e sem semente

50g de purê de tomate

5g de açúcar

QB de sal

Qb de Pimenta-do-reino

Modo de preparo:

1 – Deixe o grão-de-bico de molho por mais ou menos 12 horas. Escorra e coloque para cozinhar com aproximadamente 1,5 litros de água. Tampe e espere ferver. Abaixe o fogo e cozinhe tampado por mais ou menos 50 minutos ou até ficar macio. Escorra e reserve.

2 – Aqueça o azeite em uma panela e frite a linguiça cortadas em pedaços. Retire da panela e reserve. Na mesma panela coloque o salsão, o alho e a cebola roxa picados. Refogue. Junte o grade-bico, os tomates, o purê de tomate e o açúcar. Acrescente o caldo de frango. Tempere com o sal e a pimenta. Tampe a panela e deixe ferver. Retire a espuma que começa a subir. Cozinhe em fogo baixo por mais ou menos 10 minutos.

3 - Bata metade da sopa no liquidificador. Junte com a outra metade, acrescente a linguiça. Verifique sal e pimenta. Sirva regada com um fio de azeite.

 

Caldo de Marisco

1kg de marisco

1kg de mandioca (aipim)

200g de cebolas picadas

400g de tomates maduros (firmes) picado sem pele

30g de alho picado

5 cravos da índia

4 folhas de louro

4 pimentas de cheiro

2 pimentas dedo de moça

1 litro de leite de coco

120ml de azeite de oliva extra virgem

60ml de azeite de dendê

2 litros de caldo de peixe

Qb de coentro

1 litro de água

120ml de cachaça

Qb de Sal

Modo de preparo:

1 – Cozinhe o aipim e reserve

2 – Cozinhe o marisco em 1 litro de água junto com o caldo de peixe. Depois de cozido reserve metade e a outra metade passe no liquidificador ou processador juntamente com o caldo do cozimento.

3 – Em uma panela aqueça o azeite de oliva e o dendê. Coloque as cebolas picadas, os dentes de alho picados, os cravos, as folhas de louro, os tomates, as pimentas de cheiro, a cachaça e acrescente o marisco reservado (os inteiros e os processados) e caldo de peixe se necessário. Deixe apurar os sabores por aproximadamente 10 minutos.

4 – Junte o restante dos ingredientes, a mandioca cozida e processada, o leite de coco e o coentro picado.  Sirva quente.

 

Mueller