Cozinha francesa - Crepe Suzette

Cozinha francesa - Crepe Suzette

Crepe Suzette

Calda e recheio               

90g de açúcar

30ml de licor de laranja

20g de raspas de casca de laranja

60ml de suco de laranja

30ml de conhaque

80g de laranja cortada em cubos

75g de manteiga

Massa  

1 ovo

70g de farinha de trigo

90ml de leite

30ml de óleo

Modo de preparo:

1 – Misture em um bowl, a farinha de trigo com o ovo, metade de óleo. Adicione o leite aos poucos mexendo bem com o fouet, até obter uma mistura lisa. Deixe descansar 30 minutos em geladeira.

2 – Aqueça o restante do óleo (escorrendo o excesso) em uma frigideira antiaderente e derrame a massa fritando os crepes dos dois lados (rende em média 4 porções).

3 –Para a calda: Derreter 1 colher (sopa) de manteiga em uma frigideira, junte 2 colheres (sopa) de açúcar deixe começar a caramelizar e adicione o suco de laranja aos poucos diminuindo bem o caramelo com a ajuda de um fouet, deixe ferver por alguns instantes no final adicione a metade das raspas de casca de laranja.

4 – Retire do fogo e acrescente os cubos de laranja e a metade do licor. Reserve.

5 – Para o recheio:  Em uma tigela, bata a manteiga e o açúcar restantes até obter um creme claro. Acrescente o restante do licor e das raspas de casca de laranja, misture bem e espalhe o creme sobre os crepes.

Sopa de cebola

180g de cebola cortada em julienne

20g de manteiga clarificada

10ml de vinho branco

400ml de fundo escuro reduzido

QB de sal

Qb de pimenta-do-reino

15g de açúcar

2 fatias grossas de pão caseiro

80g de queijo gruyère

Modo de preparo:

1 – Suar a cebola lentamente (em média 15, 20 minutos) na manteiga em fogo bem baixo até ficar macia e levemente dourada (sem queimar), pode deixar parte do tempo a panela tampada. Tempere com a pouco quantidade sal e pimenta. Ao final polvilhe açúcar para caramelizar levemente.

2 – Deglacear com o vinho.

3 – Colocar o fundo escuro e cozinhar lentamente (30 min a 40 min aproximadamente)

4 – Corrigir o sabor com sal e pimenta (verifique se o queijo é muito salgado)

5 – Preparar os pães untados com manteiga em torradas de 2 a 3 cm espessura. Colocar a sopa em um refratário resistente ao forno, ligar o gratinador. Colocar a fatia da torrada cobrindo o prato, polvilhar queijo ralado e levar para gratinar.

 

 

Mueller